março 20, 2006

Lonely

Apesar de o apelo ser para uma Europa tolerante, cada vez mais se repetem os actos de violência impiedosa contra os sem abrigo - ao estilo de Laranja Mecânica - em toda a Europa, o que leva a um cada vez maior sentimento de insegurança entre estes homens e mulheres que vivem à margem das nossas sociedades. Numa Europa que se pretende tendêncialmente igual, 57 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar de pobreza e 2,700 mil estão desalojados... Existem cerca de 170 mil sem abrigo em toda a Europa e cerca de metade destes frequentaram o ensino superior e não têm qualquer tipo de problemas com alcool ou drogas.

Torna-se difícil a reintegração social da exclusão e a maioria destes homens e mulheres estão dotados ao abandono social e familiar. A fragilidade, a vulnerabilidade e a solidão são as suas únicas companhias.

Com medidas de integração a longo prazo inexistentes e medidas de prevenção e controlo escassas, resta apostar na criação sucessiva de novos abrigos sociais, para que nestes espaços se estabeleçam as relações sociais e humanas mínimas para a manutenção da dignidade, e no voluntariado, na fusão e cooperação dos serviços públicos e organizações não governamentais...

Inserido por Miss M no Blog "Geração Rasca" - http://geracao-rasca.blogspot.com